Wednesday, April 9, 2014

with 0 comment

Amansando Porquinho da índia

Olá gente,

Hoje venho contar para vocês a história do meu porquinho da índia e dar umas dicas para amansar seu novo amigo porquinho. Na verdade pigs já são mansos, mas nem sempre amigáveis com nós humanos imensos, barulhentos e perigosos... aos olhos deles. Por isso temos que ir nos apresentando e agradando o pig até que ele se torne nosso amiguinho.


Meu pig chegou a menos de um mês, eu o comprei na verdade por pena pois vi o anúncio no bom negócio onde ele estava em uma gaiola pequena e logo entrei em contato pois queria socorre-lo. Na descrição a pessoa explicava que ele vivia ali mesmo, tinha dois meses e que queria vendê-lo com a gaiola e todos os acessórios. A pessoa que me vendeu era super legal, me deu desconto sem eu pedir e tudo, veio entregar na porta da minha casa sem custo. Ela queria realmente que o pig ficasse bem, no fundo devia saber que ele não era feliz naquela gaiolinha e como eu mandei fotos dos meus animais e de onde o pig ia ficar ela deve ter se sentido segura em vendê-lo para mim.

Segue fotos dele quando chegou ( clique na imagem para ver ampliada ):



Como podem ver a gaiola era pequena. Ele veio com maravalha de hamster e eu logo coloquei areia de gato. Também coloquei ração, ele já veio com a cenoura. Ele estava com fome e ficou vidrado na ração, como podem ver nas fotos.

Nesse dia ele chegou cansado da viagem, o peguei por poucos minutos mas logo ele dormiu no meu colo:




Nada contra criar pigs em gaiolas, nada mesmo, mas em gaiolas grandes ! Temos várias opções no mercado, ou podemos fazer cercados pra eles, criar em pequenos cômodos, mas onde possam se exercitar. Nessa gaiola ele deitava e tomava 1/3 dela tadinho, ele queria pipocar e batia nas grades. Deixei-o em quarentena por alguns dias pois ele veio cheio de feridinhas que eu tratei e logo curaram, meu coração se encheu de luz quando eu o soltei na varanda com comida e água pela primeira vez, ele correu e pulou tanto, eram cui cuis sem fim !

Agora ele vive mais feliz, come muito e loucamente, tem ração e verdurinhas 24h. Também tem uma varanda enorme para pipocar e brinquedinhos com guizo. Penso em mais pra frente pegar um amiguinho para ele, mas aguardarei uma nova oportunidade de resgatar um pig ou adotar um que precise de um lar.

O meu porquinho deita no colo se bem aconchegado, é mansinho e fica cuicuizando enquanto faço carinho nele. Já notei que ele gosta de carinhos nas orelhas e entre elas.

Todo dia eu o pego no colo por 10 ou 15 minutos, sempre conversando com ele e fazendo carinho. Ás vezes também dou cenoura com ele na minha barriga, ele gosta bastante e até deita depois de comer.

Quando eu apareço na varanda ele ainda corre e se esconde, mas logo que eu coloco comida ele coooooorre como se nunca tivesse visto uma chicória ! Enquanto está comendo posso fazer carinho nele de leve que ele nem liga.

Acredito que com paciência, carinho e insistência logo ele parará de se esconder e só cuicuirá de felicidade. Não quero que ele ame colo, apenas que não me veja mais como perigo e sim como fonte de comida !

Pig fofinho e feliz hoje em dia:





DICAS:

- Evite gritar, falar alto ou deixar o pig perto de barulho pois eles ficam estressados.
- Evite movimentos bruscos quando estiver perto do pig.
- Pegue-o quando ele estiver calmo e relaxado, para evitar muita resistência.
- Nunca coloque o pig de barriga pra cima, ele se sente sufocado.
- Pegue o pig no colo e fique sentado ou deitado, evite pega-lo e ficar em pé pois ele pode achar que vai cair. Deixe ele ficar em pé em você, ele se sentirá mais seguro.
- Deixe para dar verduras á ele quando ele estiver no seu colo, tipo um pedaço de cenoura. Assim ele vai te associar á coisas boas !
- Tente pega-lo por pelo menos 10 minutos por dia para ele se acostumar com você,
- Faça carinho na cabeça e início das costas, eles gostam mais aí!
- Tenha paciência ao querer conquistar seu pig, nenhuma amizade se firma de um dia pro outro !



PS: Para quem não tem pig " cui cui " é o som que eles fazem, por isso " cuicuizante ", " cuicuizar ".

Dúvida e sugestões de posts? Comente ! Estou á disposição.

0 comments:

Post a Comment