Thursday, April 3, 2014

with 1 comment

A vida com coelhos

Olá gente! Muitas pessoas e principalmente colegas meus me perguntam como consigo criar coelhos em apartamento, como é, se eles sujam e se dão trabalho que nem cachorro etc. Hoje venho mostrar fotos de como vivem e explicar a rotina de cuidado dos meus totuxos !


Tenho coelhos a menos de 1 ano, comecei com a Panda, uma mini coelha da raça Teddy Dwerg. Ela veio bebê e desde cedo me conquistou porque amava dormir em cima da impressora haha ! Quando a comprei segui somente as indicações do criador e deixava ela na gaiola, soltando 4 hrs por dia para se exercitar. Ela só comia ração e feno, poucas verduras, 3x na semana mais ou menos.


Vídeo da Panda assim que chegou:


Nesse ano dela aqui comecei a pesquisar sobre coelhos e comecei a tentar deixa-la solta na minha varanda, que tem aproximadamente 6 metros de largura. Deu certo, ela usa a gaiola como banheirinho e corre pela varanda, que é de piso frio. Não faz barulho nem dá trabalho pra limpar, ela gosta de deitar no piso frio porque é fresquinho.

Já mais entendida do assunto comprei o Tobi, um filhote de mini lop. Ele ainda é bebê, tem apenas alguns meses. Tobi já chegou ficando solto na varanda, dorme na gaiola com a panda e fazem tudo juntos.




No começo a Panda tentava atacar ele e durante uns 2 dias ele dormiu numa gaiola de hamster, mas comecei a colocar montes de comida num canto da varanda e eles começaram a comer bem juntinhos, se olhando... logo depois já estavam deitados juntos. Agora são bons amigos.




Tenho um amigo que criava o coelho solto pela casa, mas eu não gosto da ideia porque o coelho pode comer coisas estranhas, roer móveis e ser atacado por outros animais, como pelos meus cães.

Meus coelhos convivem bem com meu gato, que passa o dia inteiro com eles. Não brigam mas também não brincam, ficam deitados perto e pronto.



Falando dos meus animais: Coelhos não são agitados, não dão trabalho, não fazem barulho ou tem cheiro. Se fizerem caquinhas você poderá varre-las com facilidade. O xixi fazem sempre na caixinha. São mansos e ficam no colo. Mini coelhos são pequenos e especialmente charmosos.



Seguem algumas informações:

- Tamanho ( mini coelhos ) : variam entre 25 e 35 cm de comprimento e pesam entre 1 a 2kg
- Expectativa de vida: de 6 a 8 anos ou mais !
- Gaiola: para dormir e usar de banheiro, especial para coelhos.
- Forração: Areia de gato
- Água: Travessa ou bebedouro tipo mamadeira.
- Comida: Ração de coelho de boa qualidade a base de feno, feno e verduras frescas.
- Extras: Brinquedos de gato como carrossel com gruizo e bolinhas são boas distrações para o coelho ! 

Seguem alguns cuidados:

- Se seu coelho estiver muito sujo dê banho com sabão neutro ou shampoo johnsons. Use água quebrando a friagem, morna mas não quente. Evite a área dos olhos, boca e ouvido. Não é necessário dar banhos no coelho sempre, apenas se ele estiver sujinho !
- Tose o bumbum do seu coelho se ele tiver pelo longo ! Temos um post no blog sobre isso.
- Tose seu coelho no verão ou o deixe em ambiente climatizado, coelhos peludos sentem muito calor !
- Para amansar o coelho pegue-o sempre no colo. Também dê comida a ele e logo depois o acaricie com a mesma mão: Ele verá que a mão que o alimenta é também a que o toca e lhe dá carinho.
- Evite movimentos bruscos e barulhos altos perto dos coelhos, eles se assustam fácil.

Para ensinar o coelho a fazer as necessidades sempre no mesmo lugar darei o exemplo que o criador da panda me deu:

Dê comida ao coelho dentro da gaiola e o deixe lá por duas horas, depois o solte sem a comida. Sempre que for dar comida faça esse processo, em aproximadamente um mês o coelho irá para a gaiola fazer as necessidades sozinho!

Meus coelhos dormem na gaiola, os solto pela manhã após varrer a varanda e colocar água e comida frescos. É uma boa opção para criar uma rotina para os peludinhos. Se você não tem varanda pode criar seus coelhos soltos em casa ( eles aprendem a usar o banheirinho - gaiola ou caixinha - ) ou em um cômodo específico. Coelhos amam chicória e almeirão, tente dar bastante dessas verduras para o seu, ele ficará super feliz !

Seguem mais fotos do carinho e companheirismo dos meus coelhos para comigo:





Espero que tenham gostado do post, qualquer dúvida ou sugestão de post estou á disposição !

1 comment:

  1. Adorei... Sempre tive cachorros e agora com a falta de espaço sinto falta de um animal por perto. Estou em busca de um coelhinho e nas minhas pesquisas na net encontrei vc, falando tão gostosamente sobre sua rotina com os seus. Bom saber como funciona esses por menores. Boas dicas. AMEI SEUS PEQUENOS. ;)

    ReplyDelete