Saturday, October 22, 2016

with 0 comment

Perda de Pelos e pododermatite em gerbil


Olá gente!

Hoje vou falar com vocês sobre uma gerbil minha que descobri estar mal das patas e com queda de pelos. O fato já é passado, pois já cuidei dela e agora ela está melhor.



Na época eu estava bizoiando a galera (como de costume) quando me deparei com essa patinha dodói da minha baby. Ela já tem mais ou menos nove meses e nasceu aqui em casa. Vejam as fotos abaixo:



Nunca tinha visto isso antes mas logo reconheci como pododermatite pois vejo-a muito em porquinhos da índia. Como sabem meus gerbis vivem em gaiola e ao que tudo indica a grade foi a causadora do problema.

Tratei com nebacetin e coloquei um pedaço de papelão no chão do segundo andar da gaiola - pois no térreo da gaiola já não havia grades - e logo ela melhorou.

Para passar o nebacetin faça o seguinte:

- segure o gerbil com um pano, pois ao limpar com iodo ele sentirá arder e pode te morder.
- pegue iodo com álcool (álcool iodado, vende em farmácia), molhe um algodão com ele e limpe a patinha ou parte machucada do gerbil. Seja generoso(a) e deixa a parte bem encharcada de iodo.
- deixe 1 min (tempo de secar) e coloque 1 gota pequena de nebacetin no seu dedo indicador e passe com delicadeza na pata ou parte machucada até ele ser absorvido. Não massageie com força,  apenas espalhe até absorver conpletamente.
- logo depois pode deixar o gerbil na gaiola.

Quanto á queda de pelos na região dos ombros e rosto notei que ela enfiava o rosto com muita brutalidade entre as grades da gaiola para tentar alcançar os gerbis das gaiolas que ficam logo ao lado. Com isso separei a gaiola dela das demais e imediatamente o nível de stress dela melhorou e os pelos começaram a voltar.

No fim tudo ficou bem e agora ela vive com mais conforto e tranquilidade.  Isso me mostrou como é importante notar em como cada gerbil reage á presença de outro em uma gaiola diferente: Podem ver como companhia ou como ameaça.

Fica a dica então gente, sempre bizoiar seus gerbis para ver se estão com algum problema, tratar feridas fechadas com nebacetin (depois de limpar com iodo - dói mas cura -) e sempre observar como reagem perto de outros gerbis para evitar problemas decorrentes do stress e contato excessivo com as grades da gaiola, como nesse caso que relatei.

0 comments:

Post a Comment