Tuesday, September 6, 2016

with 0 comment

Como tosar o seu coelho


Olá amigos!

Hoje falarei um pouco sobre como tosar seu coelho, qual a máquina ideal e dicas de como fazer em casa sem estressar muito o seu orelhudo.


O bom de aprender a tosar seu coelho é que você economiza evitando levar seu orelhudo a um pet shop. Além disso ele fica menos estressado por não ser tirado da segurança do seu lar.

Eu particularmente prefiro tosar coelhos com tesoura, acho mais fácil de modelar o pelo e evitar falhas. Além disso a tesoura produz menos barulho que uma máquina de tosa, logo estressa menos o orelhudo. Porém a tosa com a máquina é muito mais rápida.

Vamos falar primeiro dos instrumentos que precisamos para tosar um coelho:

TESOURAS PARA TOSAR COELHOS


A tesoura ideal para tosar seu coelho deve ter as pontas arredondadas e ser especial para tosa. Ela faz pouco ruído e é afiada na medida certa.

Mostramos como fazer uma tosa higiênica no seu coelhinho nesse post.

TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS




Encontrei essa com as pontas arredondadas no Extra, mas você pode ver mais opções aqui.

MÁQUINA PARA TOSAR COELHOS


O pelo dos coelhos é parecido com o pelo de alguns gatos, ambos são finos, leves e lisos. Assim a máquina que tosa um gato pode tosar o seu coelhinho também.

KIT DE TOSA  + CURSO EM VÍDEO



Esse kit de tosa acompanha a máquina com lâminas de inox e 4 pentes. Além disso ele vem com um curso de como tosar animais domésticos. Você pode aprender a tosar o seu peludo e ainda começar a ter uma renda extra tosando os peludos dos seus amigos.

Encontrei no Extra e você pode ver mais opções aqui.

COMO TOSAR SEU COELHO


Procure tosar seu pet ao final do dia quando ele já está cansado ou canse-o bastante, deixei-o se acalmar e comece a tosa.

É importante que você esteja calmo e seguro, pois a sua energia contagia o seu peludo. Se você estiver nervoso ou tenso seu orelhudo vai sentir e ficará assim também.

Mesmo se ele ficar tentando fugir ou se debater segure-o com firmeza mas sem machucar e mantenha a voz e a respiração calmas.

Se for usar a máquina ligue-a antes e deixe o orelhudo ouvir um pouco o barulho, assim ele se acostuma com o barulho da máquina e o susto será menor quando você começar a tosa-lo.

Caso vá usar uma tesoura mostre-a antes ao peludo. Deixe ele andar em cima, cheirar etc. Deixe seu peludo saber o que vai toca-lo.

Se puder peça ajuda de alguém para segurar o peludo ou deixe-o em cima de uma mesa ou local plano, segurando-o.

COM TESOURA

  1. Escove seu coelho.
  2. Segure seu coelho e vá cortando a pelagem aos poucos. começando pela parte da barriga. Para isso coloque-o no seu colo com a barriga virada pra cima. Lembre-se de apoiar bem a cabeça dele. 
  3. Para tosar o bumbum vá com calma corte os pelos aos poucos, primeiro em tamanho médio e depois mais curtos, assim você vai pegando o jeito e evita falhas.
  4. Com seu coelho ainda de barriga pra cima tose também as patinhas, sempre com muito cuidado.
  5. Depois comece a tosar as laterais do seu coelhinho, para essa fase já pode deixa-lo normal, de barriga pra baixo.
  6. Depois tose as costas e quadril.
  7. Tose a cabeça por último e MUITO cuidado com as orelhinhas do seu peludo.
  8. Ao terminar escove novamente o seu peludo para tirar pelos soltos e evitar que seu coelho os engula ao se lamber.
É normal seu coelho correr loucamente num pico de energia e logo depois começar a se lamber desesperadamente organizando os pelos. Ele acabou de ser tosado, dê-lhe um tempo para se adaptar ao novo visual.

Confira os vídeos abaixo (ignore os áudios):



Com máquina:


O ideal é passar a máquina no sentido dos pelos. Passando no sentido contrário a tosa fica mais rápida, mas o pelo fica cheio de falhas.
  1. Escove seu coelho.
  2. Passe a máquina no sentido dos pelos na região das costas, quadril e laterais do seu orelhudo.
  3. Apenas tose a barriga e patas com a máquina se se sentir seguro pra isso, senão use uma tesoura. Se seu orelhudo se mexer muito rápido a máquina pode machuca-lo, mas com a tesoura com ponta arrendondada é mais difícil isso acontecer.
  4. Ao terminar escove novamente o seu peludo para tirar pelos soltos e evitar que seu coelho os engula ao se lamber.
É normal seu coelho correr loucamente num pico de energia e logo depois começar a se lamber desesperadamente organizando os pelos. Ele acabou de ser tosado, dê-lhe um tempo para se adaptar ao novo visual.

Confira o vídeo abaixo (ignore o áudio):


MACHUQUEI MEU COELHO, E AGORA?


Você cortou a pele do seu coelho achando que era pelo? Não chore, vai ficar tudo bem.

Se sangrar pouco pressione um pano limpo ou um algodão levemente umedecido sobre a área. Faça isso até o sangramento parar. Depois tenha certeza de que não há pelos irritando o local, limpe com água boricada/água filtrada e deixe o machucado sarar sozinho. Isso vale APENAS para machucados superficiais, com aquele sangramento bem leve.

Caso o sangramento seja maior e o machucado também estanque o sangue da mesma forma como dito acima. Após limpe com água boricada e aplique asseptcare (digluconato de clorexidina) ou algum outro spray antibacteriano. Espere secar, limpe novamente e aplique neodexa spray (cicatrizante de uso veterinário). É um spray prata que ajuda a ferida a cicatrizar mais rápido.

Não deixe pelos irritando o local.

Limpe o local onde seu peludo fica para evitar infecções e aplique o neodexa 2x ao dia após o mesmo processo de limpeza citado acima.

Se o sangramento não parar OU a ferida for grande leve seu orelhudo ao veterinário mais próximo urgente. Vá mesmo que o vet não seja de exóticos, pois eles saberão ao menos como estancar o sangramento. Após isso deve-se fechar o ferimento com pontos se necessário e seguir com medicação anti inflamatória, bactericida E TALVEZ com algum facilitador para a cicatrização, como o neodexa spray.

Não fique nervoso nem se sinta culpado se machucar seu peludo, porém tome cuidado da próxima vez ou, se achar melhor, deixe o trabalho de tosa para um profissional.

Tudo que falamos aqui é baseado em nossa experiência com orelhudos. Busque um veterinário especializado sempre que possível e confie nele, é um profissional que estudou anos para atender seu peludo da melhor forma possível.

É isso galera. Dúvidas? Comente! Abraços!

0 comments:

Post a Comment