Saturday, May 3, 2014

with 3 comments

Polêmica: Qual o melhor alojamento para porquinhos da índia?



ATENÇÃO:

Não sou contra nem a favor de nenhum dos métodos, acho que devemos criar nossos animais da melhor forma possível combinando o melhor para eles e o que é plausível para nós. Não há verdade absoluta, até ao que sabemos até hoje, ao ser perguntado do que prefere nenhum porquinho jamais respondeu.



------------------------------- OPINIÃO 1 -------------------------------


TEXTO E SUPERFISÃO: Drª Anna Carolina Neves, 38 anos, Médica-Veterinária ( CRMV:13614), Criadora e Proprietária do Porquinhos Peludos Caviários, Administradora do site: www.porquinhosdaindia.com.br (venda de artigos e acessórios)
CONCLUSÃO: Criveraldo das Dores Pereira, Enfermeiro (COREN: 227468), Criador, Administrador do Grupo no Facebook: Porquinhos da Índia City e proprietário do Caviário Campos Pig.

Qual a melhor forma de alojar porquinhos da índia?

Muitos se lembram de quando porquinhos da índia eram criados em grandes quintais, às vezes junto com outros animais como galinhas e coelhos e eram alimentados com verduras e frutas, muitas vezes vindas de hortas e pomares caseiros.  Mas os tempos mudaram e atualmente nem todos que gostam de ter porquinhos da índia tem espaço de sobra para alojá-los.  Além de que a criação de porquinhos da índia mudou muito nos últimos anos e agora existem muito mais raças, mais conhecimentos sobre esses animaizinhos e produtos desenvolvidos especialmente para eles.

 Então foi preciso criar outras formas de alojamento e existe uma grande controvérsia sobre esse assunto. Enquanto alguns defendem que só cercados tem condições ideias para manter esses bichinhos, outros alegam que as gaiolas são os alojamentos ideais. E aí fica a pergunta: Qual o alojamento ideal para porquinhos da índia?

Na verdade não existe um alojamento ideal para todos os casos e sim o alojamento ideal para cada caso.
E também é preciso lembrar que não só o tipo de alojamento é importante, mas também o local onde ele vai ser colocado, os acessórios dentro dele e o tipo de substrato utilizado.

Para escolher qual o melhor alojamento para cada caso é preciso conhecer as características e avaliar os prós e contras de cada tipo.

Cercadinhos:

Fonte: http://cidadedosporquinhos.blogspot.com.br/

Costumam ser maiores que as gaiolas.

Alguns modelos podem ser montados no formato e tamanho que melhor se adapte ao espaço existente e são facilmente desmontados e transportados. Mas não se podem transportar os animais dentro do cercado em uma viagem de carro.

Dependendo do tamanho podem alojar um numero maior de porquinhos do que as gaiolas e costumam ter mais espaço para acessórios como brinquedos, casinhas, túneis, etc... Podem ser colocadas em gramados ao ar livre e sem o fundo para que os animais fiquem em contato com a grama.

Nem todos os materiais usados na fabricação de cercados são idéias. Cercados de madeira tendem a ser roídos e a acumular umidade e urina levando a maus odores e a proliferação de bactérias e fungos. Telas muito finas como as usadas em galinheiros podem ser rasgadas pelas mordidas dos próprios porquinhos ou de outros animais causando cortes e perfurações ou até fugas.  Telas plásticas são facilmente roídas levando a fugas perigosas.  E telas metálicas sem pintura protetora podem sofrer corrosão devido a acides da urina dos roedores.

Os cercados mais comuns são aqueles feitos com aramados metálicos pintados e unidos por conectivos de polipropileno.

Cercados costumam ter espaços entre as grades maiores do que as gaiolas por isso é preciso estar atento ao perigo de filhotes recém-nascidos escaparem pelos espaços ou outros animais como cobras, ratos e até pequenos cães e gatos conseguirem atacar os bichinhos através das grades.

Deve-se estar atento também a objetos encostados as telas que possam servir como auxilio para que o porquinho consiga passar sobre as grades.

Normalmente os cercados são colocados no chão, por isso é importante que se tenha certeza que não existe o risco de serem facilmente invadidos por outros animais ou até por crianças pequenas que possam acidentalmente pisar em um porquinho.  Uma boa opção nesses casos é o uso de cercados fechados em cima também.

Gaiolas:

 Tem tamanhos variados, mas na maioria dos casos menores que os cercados.

Nem todos os modelos de gaiolas para roedores são ideais para porquinhos. As gaiolas para porquinhos costumam ser as mesmas para coelhos, mas precisam ter fundo liso, de preferência do tipo bandeja e nunca podem ter grades no fundo. As grades, além de poderem prender patas e dedinhos, causam calos e lesões nas solas das patinhas que muitas vezes se tornam graves e de difícil cura podendo evoluir até chegar a casos em que seja necessária a amputação ou levem a morte.

As gaiolas precisam ter tamanho adequado para que o porquinho possa se movimentar confortavelmente mesmo com acessórios como tocas, caminhas, brinquedos, comedouros e bebedouros em seu interior. O ideal é que tenham pelo menos 80x60 cm.

 Podem ser usadas para transportar os animais no carro durante viagens ou idas ao veterinário.  

São seguras no caso de existirem outros animais em casa que podem tentar atacar o porquinho já que gaiolas de boa qualidade são resistentes a boa parte dos impactos evitando se abrir. Podem ser colocadas sobre móveis ou até penduradas em paredes evitando que outros animais tenham acesso a elas.
Costumam ser fáceis de higienizar. Necessitando que se troque apenas o substrato do fundo.

A praticidade ou não no momento da higienização do cercado ou da gaiola depende principalmente do tipo de fundo e de substratos escolhidos.

Substratos

 Existe grande variedade de substratos e fundos. O fundo pode ser de polipropileno, vinilico, borracha, soft, etc. O uso de pisos facilita a higienização. Os substratos são colocados para absorver a urina. Os mais utilizados são a maravalha e o granulado sanitário de madeira que ficam sobre o piso ou toalhas, tecidos absorventes e tapetes higiênicos que ficam por baixo do soft.

Maravalha

Prós: Tem baixo custo. É fácil de ser encontradas em pet shops. Absorvem bem a urina. E existe a variedade prensada que facilita a armazenagem de maior quantidade até o uso.



Contras: Precisa ser especifica para roedores. Maravalhas vindas de madeireiras podem conter produtos químicos ou serem de madeiras tóxicas. Se tiverem pó em excesso podem causar espirros e alergias. Logo ficam saturadas de urina e retém menos os odores necessitando de trocas mais freqüentes. Não pode ser descartado no vaso sanitário. A serragem pode causar problemas respiratórios, mesmo sendo própria para roedores.

 Granulado higiênico de madeira

Prós: Tem maior durabilidade. Absorve melhor a urina e os odores.  Pode ser descartado no vaso sanitário.

Contras: Custo um pouco mais alto. Ainda é um pouco difícil de ser encontrado em algumas regiões. O granulado de madeira que com o contato constante tem a mesma função das grades da gaiola, causa pododermatite.

Soft:

Ao contrario dos substratos, não é usado para absorver urina e sim para deixar que a urina o atravesse sendo absorvida por toalhas ou tapetes higiênicos colocados abaixo dele.



Prós: Dão um aspecto bonito ao cercado. Deixam a urina passar evitando o contato com o animal. São confortáveis.

Contras: É preciso ter mais de um para ser utilizado enquanto o outro é lavado. Necessita ser lavado com freqüência.  É preciso recolher o excesso de fezes para evitar ficar com um aspecto sujo. É importante estar atento ao tamanho das unhas dos porquinhos. Unhas muito longas podem se prender ao tecido causando ferimentos quando o porquinho se debate tentando se soltar.  

 Independente do tipo de alojamento escolhido os porquinhos da índia precisam ser soltos com freqüência e sempre sob supervisão para brincarem e se exercitarem.

O importante é que o alojamento escolhido ofereça conforto, segurança, higiene e espaço para o porquinho.

 Avalie os prós e contras de cada modelo e escolha a melhor opção para o seu bichinho e para você.

A qualidade de vida dos porquinhos da índia depende de um bom alojamento, alimentação balanceada, cuidados veterinários, higiene, exercícios e diversão.

MITOS MAIS COMUNS EM RELAÇÃO AO USO DE GAIOLAS:

· Que gaiolas causam Pododermatite.  Pododermatite é uma  inflamação dolorosa que atinge as patas, que pode ficar inchada, avermelhada e quente ( sinais de inflamação), diferente do que se pensam, gaiolas não causam Pododermatite, uma das causas desta patologia é a grade utilizada como piso pelo atrito ocasionado, porem como já foi dito acima esse tipo de piso não é o ideal e pode ser encontrado seu uso errôneo tanto em gaiolas quanto em cercados.

· Problemas de coluna: Uma das principais causas que acarretam problemas de coluna em porquinhos, são os brinquedos e acessórios, incluídos em seu convívio, como Rodas de exercícios, Bolas Plásticas e rampas muito inclinadas, porém estes acessórios podem também ser encontrados de forma errada tanto em gaiolas quanto em cercados.

· Problemas de crescimento: O grande fator que influência o não crescimento é a falta de espaço, e a alimentação, mais como já foi dito em gaiolas existe um espaço mínimo referência que é de  80x60 para que o porquinho tenha em espaço ideal para sua vida, porém é importante salientar que tanto em cercados quanto em gaiolas os Porquinhos da índia devem ser soltos esporadicamente em local seguro e sempre supervisionados, para se exercitarem.

Estes e outros mitos sempre acompanham as criticas ás gaiolas, porém sem embasamento técnico, o importante como também já foi dito é escolher o que mais se adapte ao seu animal e ao seu espaço e estilo de vida, e sempre recorrer á um veterinário para esclarecer qualquer dúvidas, pois apenas  profissionais habilitados estão tecnicamente aptos a tais informações que podem, pois uma informação errada pode trazer sérios risco ao seu animalzinho.

Alojamento do Entrevistado:






------------------------------- OPINIÃO 2 -------------------------------


TEXTO: Isabela Luccas tem 18 anos, está estudando para passar em uma faculdade de veterinária, cuida e se informa sobre porquinhos a quase 2 anos.

Porquinhos da índia devem viver dentro de casa e em cercados. Por que não viver solto? Por que não vivem em gaiola? Tanto solto quanto em gaiola as chances de terem problemas nas patas (pododermatite) é de 90%. O contato direto com uma superfície dura/áspera causa com o tempo um desgaste na pele protetora das patas, surge uma vermelhidão e depois buracos nas patas (que infeccionam e em casos graves o tratamento não resolve e é preciso a amputação da pata). Gaiolas também não tem o espaço adequado (o mínimo para um porquinho da índia é de 90x80 e as maiores gaiolas encontradas no Brasil medem cerca de 70x60), porquinhos são animais de vida em grupo (sempre do mesmo sexo, porquinhas prenhas tem 20% de chances de morte em pré ou pós parto, além de que muitos filhotes nascem com problemas na genética, pois é preciso se ter pelo menos o básico dos níveis de DNA das matrizes) e a gaiola não pode proporcionar isso (o mínimo para uma dupla é de 120x80). Gaiolas causam pododermatite, problemas de crescimento e problemas na coluna (se tiver andares).

Enfim, por que não podem viver soltos? Porquinhos que vivem soltos além de poderem comer/roer algo tóxico ou se vivem no quintal podem comer muita grama (grama em excesso é a grande causadora de gases em porquinhos, a base da alimentação e a única forma de desgaste dentário é o capim/feno de capim) ou plantas tóxicas, podem ter contato com outros animais que além de poder machucá-los numa brincadeira (ou tentando caça-los), podem também passar Bordetella bronchiseptica (uma bactéria que coelhos, gatos, aves e primatas costumam carregar e pode levar a morte de outros animais).


Por que os cercados, afinal? Cercados dentro de casa (pois lugares externos estão sujeitos a mudanças climáticas repentinas e correntes de vento, o que resulta num porquinho da índia com pneumonia e problemas respiratórios) é seguro e caso se tenha outros animais é possível faze-lo fechado em cima. O soft usado na forração drena a urina, deixando o animal sempre seco (o que evita a micose e a sarna), embaixo do soft é usado toalhas/tapetes/lençol velhos (estes, por fim, ficam com a obrigação de segurar a urina que passou pelo soft). As telas aramadas, muitas vezes são fáceis de serem encontradas. O espaço do cercado também proporciona lugar para que possa ser feito um "banheirinho", porquinhos aprendem a fazer suas necessidades ali (pelo menos 90%). Além de que podem fazer seus exercícios diários no horário que sentem necessidade e não no horário que os obrigamos a fazer (quando o animal vive em gaiola).

Como funciona a limpeza dos cercados? Por ser um espaço grande e a forração ser drenante, a limpeza geral pode ser feita apenas uma vez na semana, sendo necessário varrer o cercado diariamente. O soft pode ser lavado com sabão em pó e desinfetantes (nunca amaciante, pois tira a função de drenar), as telas podem ser limpas com vinagre branco (o vinagre é um ótimo desinfetante natural e retira as marcas de cálcio que ficam da urina) e as toalhas etc também podem ser lavadas com sabão em pó e desinfetante. Para pessoas que possuem um piso de madeira ou escuro, uma ótima solução (para que a urina não manche o piso) é colocar um plástico embaixo das toalhas (os indicados são aqueles que usamos em nossas mesas na cozinha e compramos por metro). A limpeza é rápida e bem prática, além de higiênica para eles. O tempo gasto na limpeza varia com o tamanho do alojamento, quantidade de caminhas etc.


E a Bordetella bronchiseptica, o que é? "A Bordetella bronchiseptica é um bacilo ou cocobacilo pequeno, móvel e Gran (-). A transmissão se dá por contato direto com animais clinicamente afetados, portadores, fomites e aerossóis respiratórios. Existe uma alta prevalência de soroposivitividade em coelhos de laboratório. Muitos surtos desta infecção são precipitados por fatores estressantes tais como desequilíbrios nutricionais, alterações de temperatura, superpopulação, alterações no alimento, procedimentos experimentais e dietas impróprias, especialmente aquelas deficientes em vitamina C, no caso da cobaia." E os sintomas? "Os sintomas mais freqüentes em cobaias estão geralmente associados à pneumonia e variam desde nenhuma manifestação clínica até a letargia, anorexia, inapetência, secreções nasais ou oculares, dispnéia e morte. O período de incubação é de 5 a 7 dias. Alta mortalidade, abortos e natimortos são notados nas cobaias afetadas durante as epizootias, as quais ocorrem quando o agente é introduzido em uma colônia suscetível ou quando a capacidade imune dos animais situa-se abaixo de um nível efetivo. Coelhos freqüentemente abrigam o microrganismo nas passagens respiratórias superiores, mas a conseqüência usual disso, nos casos de lesões ciliares ou epiteliais, é a predisposição a outras infecções, particularmente pasteurelose." (retirei os fragmentos do texto sobre Bordetella bronchiseptica do site Saúde Animal).


Porquinhos da índia são animais extremamente sensíveis e sua alimentação deve ser regulada e balanceada também. Seu manejo não é para qualquer "criador", existem sites e fóruns internacionais comprovando que cercados, soft, tamanho de alojamento etc são as formas corretas e os cuidados mínimos a se ter com este animal.

Alojamento da Entrevistada:




Minha Criação

Crio meus pigs na minha varanda. Recentemente fiz uma reforma no cantinho deles e os separei dos coelhos, pois os pigs fazem MUITA sujeira, enquanto os coelhos quase nenhuma. Alguns dizem que pigs e coelhos tem bactérias que podem fazer mal um para o outro, mas já consultei veterinários e não há nada de concreto sobre isso em animais criados em isolamento e confinamento ( criados fora de gramados ).

Meus pigs tem proteção contra o vento ( casinha ), local fofinho para pipocarem ( canteirinho ), local para pularem e subirem ( canteiro e topo da casinha ) além de espaço com piso frio para deitarem e se refrescarem no calor ( azulejo ) além de claro, água e comida á vontade ( bebedouro de barro para manter a água fresca por mais tempo / comedouro grande para que mais de um pig tenha acesso á comida ao mesmo tempo ). Na minha varanda não pega chuva pois agora instalei um novo toldo. Antes os pigs ficavam na varanda inteira, soltos com os coelhos. Eles continuam pipocando, mas agora num cantinho só deles.

Seguem fotos:




Manutenção:

A manutenção desse cantinho deles é bem simples. Varro 2x ao dia e passo pano com água sanitária 1x por semana, deixando os pigs fora do alojamento por pelo menos 2 hrs e passando pano só com água depois da água sanitária. Não dá muito trabalho, criando uma rotina de limpeza você nem sente que está cuidando dos pigs.

OBS: Porquinhos da índia fazem MUITA sujeira, sério. Cocozinhos infinitos, pois comem infinitamente. Apenas uma observação porque pra quem não se importa em limpar toda hora sem problemas, mas talvez não seja uma boa opção de pet para quem não tem tempo ou espaço.

Sobre a pododermatite:

Nesse cantinhos dos meus pigs há espaços de piso fofo e piso duro intercalados. O piso duro é apenas o piso frio, que serve para que se refresquem no calor. O canteirinho verde, o canteirinho de terra, a parte de cima da casinha e a parte de dentro da casinha tem piso fofo, pois ou são de terra ou de papelão.

Sobre o xixi e o cocô:

O xixi eles fazem nos canteirinhos, então não tem contato direto com ele. Os cocozinhos que são rebeldes, estão por toda parte mas como são durinhos basta varrer todos os dias para manter meus pigs sem muito contato com eles.

É isso gente. Cada um tem que criar seu pig como achar melhor, eu felizmente tenho uma boa varanda onde consegui um cantinho para os pigs e um para os coelhos mas muitas pessoas não tem varanda, quintal ou mesmo área de serviço e por isso ficam confusas na hora de alojar seus pigs. Os cercadinhos são ótimos para quem dispõe de um cômodo da casa ou de um bom espaço para monta-lo, para os que não o possuem pode-se cogitar uma gaiola grande para o pig, onde deve-se solta-lo 1x por dia por pelo pelos 3 horas para que possa de exercitar. Até hoje não consegui que meus pigs façam suas necessidades em um só lugar, então prepare-se para sair atrás do porquinho varrendo seus cocozinhos.

OBS 1: Porquinhos podem ter gaiola, sem fundo de grade. Os meus tinham uma de coelho onde dormiam, comiam, bebiam e faziam cocozinhos. Ela ficava aberta durante o dia, tinha areia de gato no fundo e os lados tapados com madeira para evitar correntes de vento. Toda noite eu colocava os pigs na gaiola, para dormirem lá em segurança e soltava-os pela manhã. Com a rotina as 18h eles já entravam todos na gaiola, era só o sol se pôr. Pela manhã já gritavam pra sair, era só virem eu abrir a cortina ! Agora que tem o cantinho deles bem protegido deixo ficarem soltos sempre, mas sempre á noite vão todos para a casinha.

Porquinhos podem ter gaiola, podem dormir na gaiola, comer e fazer as necessidades na gaiola, mas viver limitado á ela é muito desaconselhável !

OBS 2: Lembrando que eu peguei o Caqui ( meu pig branquinho ) por pena pois ele vivia numa mini gaiola. Trouxe ele pra cá já planejando que ele viveria solto, que teria alimentação e um ambiente saudáveis. Eu gostaria de dizer que o certo é criar solto, assim em um espaço limitado fácil de controlar e protegido de vento, chuva e outros animais, mas não acho correto dizer que criar em gaiola é errado pois nem todas as gaiolas são inadequadas, além do que não conheço todas as gaiolas do mundo. A que ele vivia era ruim, uma gaiola imensa sem grades no fundo e em local protegido pode não ser tão ruim assim. Use o bom senso, sempre !

A gaiola que o caqui veio: ( NÃO FAÇA ISSO COM SEU PIG ! )



Lembrando que, como disse no post sobre o Caqui, a pessoa NÃO FAZIA POR MALDADE, apenas não tinha conhecimento suficiente sobre pigs e até por isso quis doa-lo. ( Vende-lo, no caso. Mas eu conto que comprei apenas a gaiola, pois ela me deu MUITO desconto e desde o começo vi que gostou de mim e queria uma vida melhor para o pig. )

OBS 3: Sempre retire o fundo de grade da gaiola, pois ele machuca as patinhas do seu pig.


Sites sobre porquinhos da índia para consultas:

3 comments:

  1. Deixo todos os meus porquinhos da india ao ar livre, soltos, tenho um quintal grande com muita grama, assim eles tem alimentos infinito além, de alguns legumes ou frutas e rações

    ReplyDelete
    Replies
    1. como vc faz para sempre ter agua fresca? penso em deixar os meus soltos assim tb

      Delete
  2. AAAAiiii, cuidado com os gatos, já vi os meus qdo pqna serem comidos, terrível lembrança...chuif.

    ReplyDelete