Thursday, April 3, 2014

with 4 comments

Brigas entre Gerbis

Olá gente ! Hoje vou falar sobre brigas entre gerbis e contar a história de uma das minhas gerbis.

Tenho uma gerbil fêmea cinza de seis meses que é um doce, desde que nasceu ( nasceu aqui em casa, pais amarelinhos ) a escolhi para ficar comigo, porque sempre a achei um charme. Ela ficou, é super mansa, nunca me mordeu, mas sempre sofreu na mão dos outros gerbis.

Logo que a separei dos pais a coloquei com uma irmã. Tudo parecia bem, até quem um dia elas brigaram e ela quase ficou sem cauda. A separei da irmã e ela ficou sozinha por um mês, sempre muito triste.

Logo mais comprei um macho cinza para ficar com ela, eles se deram muito bem. Dois meses depois ela apareceu com um corte profundo da barriga, não imagino como ocorreu. O rabo também estava machucado e isso logo vi que se tratava do resultado de uma briga. A separei do macho e cuidei dela com iodo e rifocina, ficou boa em um mês, mas novamente sozinha.

A pouco tempo adotei uma família de gerbis, fiquei feliz pois era uma nova oportunidade de arranjar um amigo/amiga pra ela, visto que ela se sente muito triste sozinha. Fiz a apresentação e tudo deu certo, ela ganhou como amigos dois filhotes machos e uma fêmea.

Tudo estava bem, até que hoje pela manhã a encontrei deitada muito machucada em cima da casinha de gerbis. Estava com o rabo sangrando e muito magra... e triste. Imediatamente a tirei da gaiola, tratei os machucados e arrumei uma gaiola menor mas confortável para ela ficar, novamente sozinha.

Seguem fotos dela tiradas após este último ocorrido, como podem ver não estava nada bem:






Fico triste pois toda vez que uma briga acontece ela fica assim, super caidinha, não abre quase os olhos, fica bem mal e triste, mal come. E quando está na gaiola sozinha também fica triste, come mal e as vezes sinto que quando fica em um canto quieta estaria fazendo o que nós chamamos de " chorar ".

Ainda não achei uma solução para a situação, estou estudando coloca-la com uma filhote de 1 mês bem mansinha para ver se conseguem se entender, pois sozinha ela morrerá de tristeza.

Então hoje venho falar sobre brigas entre gerbis, dando como exemplo estas brigas das quais minha gerbil foi vítima. Acredito que ela seja submissa demais e por isso é facilmente dominada e agredida pelos outros gerbis.

Outros casos que de vez em quando acontecem é também entre casais, principalmente se você por algum motivo separa os gerbis por mais de 24h. Na minha primeira ninhada de gerbis eu separei a fêmea do macho porque ele ficava tentando cruzar denovo e ela estava super estressada. Depois de dois meses tentei junta-los denovo, fiz mil apresentações mas toda vez que os colocava juntos ela o atacava, até que um dia ele ficou bem triste, além de machucado, parou de comer e morreu. Ela estava raivosa, BEM raivosa com ele, não sei explicar porque.

O que também vejo as vezes é briga entre filhotes, bem mais brandas é claro. Os meus estão com 1 mês e começaram a discutir, se empurrar etc, logo devo separa-los.

Mediante tudo isso minhas dicas são:

- Evite separar gerbis por mais de 24h.
- Se possível não separe o macho da fêmea se filhotes nascerem.
- Faça sempre a apresentação entre gerbis ( tem um post sobre apresentação aqui no blog ) para evitar brigas fatais.
- Se ver uma briga entre gerbis não os pegue com a mão nua, cubra-a com um pano grosso para evitar mordidas violentas.
- Gerbis não vivem felizes sozinhos, então se o seu brigou com outro gerbil tente apresenta-lo a um novo amigo ou refazer a apresentação com este gerbil. Lembre-se que a apresentação pode durar dois dias ou duas semanas. Somente junte os gerbis quando eles estiverem dormindo próximos.
- Tem um gerbil machucado? Lave com iodo ( dói mas cura ) e coloque rifocina ( para cicatrizar rápido ).

Alguns gerbis voltam a ser amigos depois de brigar, basta fazer uma boa apresentação e ficar sempre de olho, além de garantir sempre muita água e comida frescas para que não briguem por comida. O ideal também é ter uma boa gaiola, de preferência com dois andares para eles. As gaiolas com tubos também são interessantes mas nunca as testei então não sei se dá trabalho limpar os tubos.

Seguem mais fotos da gerbil que comentei no início do post, agora ela já está alocada na nova gaiola.







Tem alguma dúvida ou sugestão de post? Comente, pergunte, estou á disposição !

4 comments:

  1. Linda sua gerbil, tomara que fique super bem :)
    Os meus 2 (machos) brigaram feio ontem, estão bem tristes e abatidos, passei antisséptico e coloquei pó de mármore para se "lavarem", mas fiquei com medo e separei os dois, não posso imaginar um deles muito ferido que me dá agonia e tristeza...
    Limpei a casinha deles mas estou com medo de juntá-los novamente, eles já tem 2 anos e não podem viver sozinhos... e não faço idéia do motivo da briga, eles sempre se deram muito bem.
    Já que saiu sangue, não sei o que devo fazer, quanto tempo deixá-los separados... enfim, não consegui comprar rifocina sem receita também, não sei se os cuidados que tive foram suficientes, pode me orientar sobre algo?

    ReplyDelete
  2. Olá Juliana!

    Sinto muito pela briga dos seus gerbis, como pôde ver nesse post a minha ficou bem mal quando brigou. Seguem aqui algumas dicas para o seu caso:

    Quanto á limpeza do ferimento: Se foi uma ferida superficial limpar com o antisséptico já é o suficiente, se for mais profunda você pode comprar NEODEXA SPRAY que é cicatrizante, você o encontra nos Pet Shops e pode ser comprado sem receita.

    Quanto ao tempo de recuperação: Após o briga o ideal é deixar os gerbis descasarem por pelo menos 10 dias, se recuperando dos ferimentos, comendo e bebendo bem.

    Quanto á reapresentação: Depois dos 10 dias você deve começar uma reapresentação indireta. Coloque cada gerbil em uma gaiola ( as duas limpas, sem cheiros ) e coloque as gaiolas uma do lado da outra, bem juntinhas.Deixe assim por 3 dias, depois troque-os de gaiola, colocando um na gaiola do outro e continue deixando as gaiolas lado a lado. Espere mais 3 dias e comece a apresentação direta, colocando os dois gerbis em uma caixa organizadora ou gaiola limpa sem cheiros e com alguns rolinhos de papelão e coisas para roerem para interagirem de forma saudável. Nessa fase tente ficar de olho neles, qualquer sinal de briga ou dominância separe-os.

    Acredito que fazendo assim eles conseguirão voltar a se entender e conseguirão viver bem. Também é bom observar se a gaiola está grande o suficiente para os dois, recomendo uma gaiola de dois andares. Também deixe sempre papelão para se distraírem, ociosidade e tédio também podem levar á brigas.

    Espero que tudo dê certo, qualquer coisa basta me chamar !

    ReplyDelete
  3. as minhas na apresentação brigaram o que devo fazer?

    ReplyDelete
  4. Oi, eu estava indo dormir quando eu escutei choro dos meus 2 meninos, quando os encontrei na gaiola, ambos estavam mordidos e com muito sangue.
    separei das gaiolas e passei aquele remédio em sprei prateado em ambos, levei muitas mordidas do menos que costuma ser o mais brando, ate ler que tinha que usar panos.
    ambos estão caídos nas gaiolas e parecem chorar.
    vou espera eles se recuperarem pra poder apresentar, como voCê diz.
    mas tenho duvidas: se eu separar eles por 10 dias não da o mesmo problema das 24h ?; vou poder reunir os 2 ou tenho que arrumar outros ?

    ReplyDelete