Tuesday, May 20, 2014

Medicamentos Não Tóxicos para Roedores

Atenção!

Esse post é apenas uma referência, em especial para quem definitivamente não pode levar seu pet á um vet de exóticos ou por falta de recursos financeiros ou porque não há veterinários na sua cidade. Na dúvida e podendo, leve sempre seu pet ao veterinário.



Medicamentos:


PS: Indico aqui apenas os medicamentos que foram indicados por veterinário para os meus animais, os quais usei e não tive problemas.


Higienização de feridas:

Asseptcare  e genéricos ( Farmácia )
Álcool Iodado ( Farmácia )



Pomadas Cicatrizantes:

Bepantol ( Farmácia )
Nebacetin ( Farmácia )
Alantol ( Pet Shop )



Anti Inflamatório e Cicatrizante:

Neodexa Spray ( Pet Shop )
Sulfadiazina de Prata ( Farmácia )



Bicheiras em Geral ( indicado consultar um vet, costuma ser bem grave e pode haver também infecção e hemorragia )

Spray de Prata ( Pet Shop )

Para anemia e desnutrição:

Hemolitan Pet Em gotas ( Pet Shop )
( mínimo de 10 gotas ) Pode dissolver em água ou dar em conta gotas ou seringa direto na boca, é gostoso e o animal não costuma rejeitar. Não utilizar em hamsters ou gerbis.



Para sarna:

Sabonete Tiuran  ( Pet Shop )  mínimo de 2 banhos por semana durante 3 semanas )
Tratamento consiste em banhos com sabonete anti sarna + comprimido para tratamento da sarna de dentro pra fora. Esse comprimido deve ser indicado pelo vet pois é especial para cada espécie.



Para alergia e coceira:

Polaramine Comprimido ( Farmácia ) ( Consultar um vet para info sobre a dosagem ) PARA PIGS CONSULTAR O VET. Dosagem mínima de 1/4 de comprimido 1x por dia.
Nebacetin Pomada ( Farmácia )




23 comments:

  1. Deixei meu porquinho da Índia com uma "cuidadora" enquanto eu viajava. Quando cheguei vi a orelha dele e me apavorei, está sangrando, com um enorme edema, super inchada (deformada). Não tem veterinário de exótico aqui por perto. Eatou lavando com soro. Mas não sei o que eu posso passar no local ou o que eu poderia dar pra ele tomar. Se alguém puder ajudar eu agradeço.

    ReplyDelete
  2. Eu tinha duas gerbis,uma morreu após um ano,então compramos mais duas porem elas machucaram a a que havia sobrado,abriram uma ferida enorme perto do rabo...

    ReplyDelete
  3. O rostinho do meu porquinho estar enchado só de um lado,, oq devo da a ele

    ReplyDelete
  4. Tenho um porquinho da Índia, e ele não Evacua direito, às vezes sai com uma gosma, oq eu posso dar para ele?
    Obs: ele anda arrastando a pata traseira...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Veterinário!! Vá dando uma gota de vitamina C por dia,.pode ser escorbuto. Leve no vet!!

      Delete
  5. Qual antiflamatorio indicado para porco da Índia?

    ReplyDelete
  6. O.meu porquinho da índia, não esta conseguindo.mexer as patas traseiras! Ja tem duas semanas, dei um antiflamatorio para ele e parei ontem de dar, hoje eu vi que ele não melhorou muito! O que eu faço?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Veterinário urgente. Vá dando vitamina C uma.gota por dia, isso pode ser escorbuto.

      Delete
  7. Tenho um hamster anao russo e esta cheio de alergia mas nao consigo encontrar um veterinario na minha regiao que trate dele, quem sabe o que posso usar?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Conversei hoje com um amigo que tem um agropecuária e meu hamister tmb ta com o mesmo problema, ele me indicou usar o nebacetim durante 2 dias e ver se melhorou, caso não melhore precisa levar no veterinário mesmo.
      A primeira coisa que eu fiz quando pesquisei, foi tirar o serragem, no meu caso ajudou as feridas a ficarem mais secas, e ver a ração dele. Tambem ajuda ter o bebedouro com a bolinha, que evita molhar a casinha dele, hamisters são extremamente frágeis com a água...
      Boa sorte com seu amiguinho

      Delete
  8. Meu hamster está perdendo muito pelo na nuca, descendo pro meio das costas. Não ta ferido! So caindo pelo. Ja troquei a forração e sempre limpo a casinha. Mas não melhora, só piora. Nao encontro veterinário. O que posso fazer?

    ReplyDelete
    Replies
    1. o meu também está assim, ele tá todo despenado e perdendo peso 😭

      Delete
  9. meu gato arranhou o olho do meu hamster :( me ajudem pfv, apenas a consulta custa 350$ aqui e eu não tenho esse dinheiro. isso foi dia 23, dei uma gota de cetoprofeno a ele por indicação e nos primeiros dias deu resultado, mas ele não bebe agua se eu não forçar, come pouco, so faz dormir e hoje ele tava com a respiração forte e pesada... se ele morrer não vou me perdoar nunca

    ReplyDelete
  10. Tenho um hamester anão russo, ele machucou a patinha usei o sprei mas tá inflamada ele não está andando e ta muito quieto. Ñ tem como levar no veterinário gostaria de saber como faço para dar IBROPOFENO para ele.

    ReplyDelete
  11. Meu porquinho está com a perna dianteira inchada o que faço?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Veja se tem feridas na patinha, caso tenha vc pode comprar em farmácia qualquer produto que sirva para pé de atleta ( serve para tratar a pododernatite que está parecendo ). Povidone, Bactrin e de uma gotinha de dipirona infantil, porque ele sente muitaaaa dor. O meu levou 2 semanas para sarar, é muito importante dar 4 gotinhas de vitamina c diariamente direto na boca.

      Delete
  12. Estou com uma hamister anão russo com.s patinha deslocada .. ela prendeu na gaiola e se machucou. Ela anda , até achei que tinha quebrado a patinha toda mas está inchado.. tenho medo de uma infecção

    ReplyDelete
  13. Estou com meu hamister chinês doente, ta com a barriga inchada e todo molhado na região genital dele, faz ,2 dias ele está triste... alguém sabe o que eu posso dar p ele?

    ReplyDelete
  14. Meu hamster está fazendo uns barulhos estranhos , parecendo que está com dor... Será que posso dar paracetamol pra ele

    ReplyDelete
  15. Minha hamster está com um caroço embaixo do braço. Ela morde ele diariamente o que causa sangramento. Lavo e cuido mais não adianta. Não tem vet de exóticos por aqui, e estou desesperada. Se alguém poder me ajudar ficarei imensamente grata!

    ReplyDelete