Thursday, May 8, 2014

Como tratar feridas em Roedores ( Imagens e informações fortes )


Olá gente,

Hoje venho explicar como tratar feridas abertas e fechadas que na maior parte das vezes são decorrentes de brigas ou acidentes com gaiolas.


Dicas válidas para: Roedores em geral, Porquinho da índia ( cuidado com os sprays, evitar a inalação ) e Coelhos, assim como em cães e gatos.

Dou os exemplos citando GERBIL, mas as dicas servem para os animais citados acima.

Feridas abertas superficiais ou profundas:

Você vai precisar de:

- álcool iodado ( encontrado em farmácia )
- neodexa spray ( encontrato em pet shop )
- algodão
- 1 pano grosso

Lembrando: da mesma forma como metiolate ardia mas curava iodo é a mesma coisa, arde mas cura e limpa de forma eficiente.

Instruções:

- Segure o gerbil com o pano grosso, pois ele sentirá ardência com o iodo e poderá te morder.
- Umedeça o algodão de forma generosa com o álcool iodado e passe na ferida do gerbil. Ele vai espernear mas ignore, é para o bem dele e a ardência logo passa.
- Aguarde 1 min para o iodo secar e aplique neodexa splay a 10 cm da ferida, só pare a aplicação depois que houver uma espuma grossa e branca em cima da ferida ( o que acontece imediatamente após acionar o gatilho do spray ).
- Aguarde a espuma se dicipar e seque a área com 1 chumaço de algodão seco. Se for área com pelos seque bem, para patas e mãozinhas evite exagerar para não machucar os dedinhos do gerbil, apenas tire o excesso de líquido. 
- Deixe o gerbil em uma gaiola LIMPA e repita o processo 1x ao dia durante 1 semana para feridas superficiais em áreas sem pelo e por 10 dias em áreas com feridas mais profundas e em áreas com pelo.

PS: Sempre limpar com iodo antes de aplicar o spray!

PS: Neodexa Spray é cicatrizante e anti inflamatório de uso veterinário.

Isolamento: Quando seu pet se machucar isole-o dos companheiros de gaiola imediatamente. Coloque-o em uma gaiola pequena e sem andares nem coisas onde ele possa se machucar. Para machucados abertos evite forrações que grudem no dodói como areia de gato ou maravalha, use folhas de papel toalha no fundo e deixe um rolinho de papelão e ração á vontade para ele roer coisas úteis. Troque a forração todos os dias. Deixe água e comida á vontade, cuide da ferida todos os dias e, caso ela não sare ou piore procure um veterinário.

Caso concreto ( IMAGEM FORTE ):

Vejam os cuidados que tive com meu hamham que se machucou quando era novinho, provavelmente na rodinha de plástico. Foi um corte profundo nas costas, chegando até a parte mais profunda da pele. Ele tinha no máx 2 meses, muito bebê e muito sensível. Ficou com uma falha no pelo e na pele que será para sempre.

A importância de isolar: Vi que estava machucado porque os irmãos dele cutucavam a ferida e puxavam ainda mais a pele, abrindo o machucado. O cheiro era forte, não de podre mas de sangue, daí a importância de separar o que se machucou dos outros, para evitar que o dodói piore.

Tipo de ferida: Aberta e profunda.

Limpeza: Asseptcare 1x ao dia durante 7 dias
Cicatrização: Neodexa Spray 1x ao dia durante 7 dias

Ferida fechada em 7 dias, a cicatrização total durou em torno de 1 mês.


Sangrou muito? Continua sangrando? Chegou no osso?

Limpe com solução fisiológica em abundância e vá secando-a enquanto ela escorre, aplique até a maior parte do sangue sumir e, logo que parar de sangrar aplique NEODEXA SPRAY generosamente.

Se a ferida chegar até o osso PODE SER que você precise levar ao vet para ele dar pontos, mas eu sempre evitei isso e já tive casos de feridas em gerbis que dava pra ver o intestino, mas consegui resolver com muita dedicação na limpeza e tratamento da ferida como citado acima. Para os casos assim mais graves abuse do iodo na limpeza e do neodexa para a cicatrização.

Feridas fechadas e reações alérgicas na pele:

Repetir o processo de limpeza da área ( Para feridas fechadas,  não usar iodo se o caso for alergia na pele, nesses casos limpar com algodão umidificado em água para não irritar a pele. Se estiver suja limpe com solução fisiológica para evitar irritações. ) ao invés de utilizar neodexa spray usar a pomada nebacetin ( ou Alantol, vendida em Pet Shop ), sempre aplicando de forma cuidadosa e espalhando até a maior parte da pomada ser absorvida. Repetir o processo 1x por dia até a alergia sumir ou até a ferida sumir, em média de 5 á 7 dias.


Medicamentos:

Higienização:

Asseptcare  e genéricos ( Farmácia )
Álcool Iodado ( Farmácia )

Pomadas Cicatrizantes:

Bepantol ( Farmácia )
Nebacetin ( Farmácia )
Alantol ( Pet Shop )

Anti Inflamatório e Cicatrizante:

Neodexa Spray ( Pet Shop )
Sulfadiazina de Prata ( Farmácia )

Já testei o processo com hamster sírio, gerbil e coelhos. Todos os itens são de indicação veterinária, incluindo o nebacetin que serve para humanos e animais. Em menos de uma semana as feridas estavam boas, mas segui com o tratamento por garantia. Já passei por bastante coisa em questão de feridas e alergias, com cães e gatos e roedores, na dúvida basta perguntar!

ATENÇÃO: De maneira alguma não recomendo consultar um veterinário ao sinal de qualquer problema com seus pets, apenas dou dicas para quem não acha um vet de exóticos na sua cidade ou não tem condições de pagar a consulta ! Eu tenho vet e posso pagar a consulta mas se eu sei o que fazer faço, se não sei pesquiso, e se não acho algo de fonte segura aí sim consulto. Gosto muito de aprender, mas respeito muito os veterinários em geral !

Abraços!

16 comments:

  1. oi bom dia, adorei as suas dicas são muito boas, você tem algumas dicas pra feridas com crostas duras e sem pelo em volta? não sei o que pode ser.

    ReplyDelete
  2. Não tenho nenhuma pomada e não posso pagar doutor minha pequena hamster síria saiu a pelinha dos pezinhos as patas estão um pouquinho com preto outras vermelhas.... o que eu faço? ela se cura com o tempo?

    ReplyDelete
  3. meu hamster ta com abscesso enorme na patinha mas to sem condições pra levar no veterinário o q posso fazer em casa

    ReplyDelete
  4. Obrigada pela explicação. Me ajudou muito.

    ReplyDelete
  5. Obrigada! a situaçâo da minha luz ta critica estou fazendo isso, melhorou até o mau cheiro, falta eu comprar só o soro com iodo e o neodex.

    ReplyDelete
  6. Como faço pra eu usar com meu hasmert que está machucado na parte da boquinha dele

    ReplyDelete
  7. O meu porquinho da índia se feriu e ta tipo a sua hamster, eu vou comprar e espero que dê certo

    ReplyDelete
  8. Muito bom, me ajudou muuuuuuuuiiiitooooo💖🐹

    ReplyDelete
  9. Meu hamster esta com os pelos caindo e com feridas no corpo já secas e está descascando...posso passar soro fisiológico??

    ReplyDelete
  10. Boa noite fui pegar no rabinho do meu esquilo da Mongólia e machuquei ele o que fazer o rabinho soltou na minha mão

    ReplyDelete
  11. Estou desesperada sinto que ele esta com dor

    ReplyDelete
  12. Não faz mal se o bichinho lamber o produto que passamos no machucado ?

    No caso é um esquilo da Mongólia.

    Machucado grande, porém superficial. Vou limpar e usar Nebacetin, mas me preocupo pq certamente vai lamber.

    ReplyDelete
  13. Passei na farmácia e pedi álcool iodado, o moço me deu Riodeine, é seguro usar no meu gerbil?

    ReplyDelete