Thursday, May 8, 2014

with 1 comment

Apresentação e socialização de hamsters sírios

Olá gente, este post foi sugerido por uma leitora que tem um sírio e gostaria de ter uma fêmea como companhia para este. Vamos ver mais aqui sobre apresentação e socialização de hamsters sírios.

PS: Muitas pessoas acreditam que hamsters sírios foram feitos para serem criados sozinhos e só devem ser colocados juntos para reprodução. Parece que na natureza eles viveriam separados e que, ao deixa-los juntos isso os estaria deixando estressados. Digo " parece " porque não tenho fontes nacionais ou criadores experientes que me informem isso. Eu acredito que a partir do momento em que o animal é retirado da natureza suas necessidades e costumes mudam, da mesma forma que um cão na natureza vive em matilhas mas ao ser domesticado pode preferir viver só, um hamster também pode preferir ter companhia, apesar de na natureza viver sozinho. Lembrando que cada caso é um caso, conheça bem seu animal antes de apresenta-lo a outro, se ele for muito estressado e territorialista o melhor é deixa-lo só para evitar brigas que muitas vezes são fatais.

A minha experiência com sírios sempre foi muito tranquila e cheia de desmitificações. 

O dizer de que sírios irmãos ou que convivem juntos desde filhotes sempre se darão bem não é verdadeiro, pois quando peguei meu hamham machinho no pet shop peguei também dois irmãozinhos e eles se matavam de vez em quando, mais brigando verbalmente do que fisicamente. 

Em compensação quando meu hamham estava com uns 6 meses mais ou menos eu comprei outro hamham que veio como macho. Comprei pelo bomnegocio.com por pena pois na descrição o vendedor informava que o hamster era de um menino de 3 anos que ganhou um cão, e por isso abandonou o amiguinho. Acontece que quando cheguei com o hamster aqui em casa fui procurar as bolinhas, que não existiam ! Era uma linda fêmea cheia de charme e gordurinhas. Muito carinhosa e mansinha aliás. Logo no primeiro dia a apresentei ao meu baby machinho e eles se deram bem, o único mal é que como ela nunca tinha visto um macho antes ficou enlouquecida com ele, ela querendo cruzar e ele sem saber o que fazer. Foi bem engraçado e depois de alguns meses eles tiveram a primeira ninhada.




OBS: A fêmea é muito mandona e territorialista, então ela manda e o macho obedece. Um critério que deve ser seguido para a boa convivência dos sírios e uma apresentação de sucesso é uma gaiola grande, de preferência larga em comprimento e com três andares. Não deixe grades no fundo da gaiola, coloque areia de gato para que eles fiquem diretamente na forração sem deixar cheiro forte. Troque 1x ao mês ou quando julgar necessário.

Fora isso antes de eu adquirir essa fêmea o meu baby machinho já tinha convivido por um mês com meu hamham mais velho, também macho. Ele também era muito light e não brigava nem discutia com o outro, eles viveram pouco juntos pois meu hamham macho mais velho faleceu, mas enquanto estavam juntos nunca houveram problemas.

Algumas pessoas só juntam macho e fêmea para cruzar. Se você optar por fazer isso só junte os dois se tiver certeza de que a fêmea está no cio. Para ter certeza é fácil: Coloque-a numa superfície lisa e passe o dedo nas costas dela em direção ao bumbum, se ele estiver no cio ficará esticada e paradinha. Você também pode detectar o cio pelo cheiro, quando este for forte na gaiola da fêmea.

Apresentação de Sírios estranhos


Para apresentar sírios estranhos a mesma regra vale para filhotes e adultos, machos e fêmeas: A apresentação indireta. 

Essa apresentação consiste em deixar os hamster cada um em uma gaiola, sendo estas pequenas e de preferência sem andares, deixando as gaiolas lado a lado bem juntas para que eles se cheirem. Logo que fizer isso notará se alguém ali é territorialista pois logo começam os gritinhos. Mesmo com o escândalo ou sem ele siga com a apresentação sempre assim por 3 dias, depois troque-os de gaiola colocando um na gaiola do outro. Após mais 3 dias coloque-os em uma gaiola grande e limpa, sem cheiros. Estando tudo ok cada um reivindicará seu espaço e, caso se apaixonem ou simplesmente simpatizem um com o outro devem dormir juntos já na primeira semana.

PS: Fique atento á qualquer gritinho ou briga quando eles tiverem juntos, se for verbal apenas observe pra ver se passa, se se machucarem melhor separar. 

Agumas brigas tem motivo: Pouca comida, briga pelo bebedouro, uma casinha apertada... Por isso recomendo uma boa gaiola, com andares e um comedouro espaçoso. Também deixe o bebedouro em local de fácil acesso e livre de impedimentos como escadinha, comedouro etc.Também é importante ter uma rodinha grande para que os hamhams possam extravasar sua energia, pois na natureza eles podem fazer caminhadas de até 8 km !

Então é isso gente, tentem sim apresentar seus sírios e torçam para que eles sejam bons amigos, mas fiquem sempre de olho para evitar acidentes !

Qualquer dúvida estou á disposição, abraços!

1 comment:

  1. hamsters são muito amor <3
    Adorei o post, bem informativo e interessante :)

    Um abraço.

    ReplyDelete