Wednesday, April 15, 2015

with 5 comments

Hamster Sírio ou Porquinho da Índia?



Muitas pessoas me perguntam se é melhor ter hamster ou porquinho da índia. Acredito que a maioria de nós mora em apartamento, tem espaço limitado e busca um pet como companhia para si ou seus filhos. Pensando nisso fiz um post comparando os dois pets e dando dicas de quando é melhor ter um ou outro, além das partes boas e ruins de cada peludo.



MORO EM APARTAMENTO, QUAL É O MAIS INDICADO?

Sem dúvida um hamster sírio, pois ele demanda menos espaço, afinal precisa apenas de uma boa gaiola que pode ser colocada em local fresco e com sombra de sua preferência.


Muitas pessoas tem porquinho da índia em apartamento, mas eu já tive e não recomendo. Eu preferi criar na minha varanda deixando-o livre para correr porém como comem a todo momento também fazem coco e xixi a todo momento e como não estamos lá 24 para limpar aparecem moscas e o cheiro fica forte. Pode-se criar em cercadinhos forrados com soft, que devem ser limpos totalmente 1x por semana além de ter os cocozinhos varridos do soft todos os dias. O cheiro também é forte por conta do xixi, o cercadinho deve ficar em local arejado para minimizar o problema.
TENHO CASA, QUAL O MAIS INDICADO?

Pode-se ter os dois mas o porquinho é ótimo de ter quando tem-se espaço, principalmente com grama ou terra, onde pode-se apenas varrer os desejos do porquinho, que são durinhos. Pense em um cercadinho em local com sombra, seus fofinhos poderão correr soltos e ficarão muito mais felizes.

Tá a gostar das nossas dicas, até aqui???

VEJA TAMBÉM: Hamster - O que preciso para criar um?


TENHO CRIANÇA PEQUENA, QUAL É O MELHOR?

O porquinho é mais manso e difícil de morder, para se acostumar com criança pequena é o melhor.
Se a criança apertar o hamster ele morde, se apertar o porquinho ele só grita.
Não deixe animais de estimação com crianças sem supervisão.

ME SINTO SÓ, QUAL O MAIS AFETUOSO?

Os dois se apegam muito ao dono mas o porquinho sabe responder pelo nome, dorme no colo etc. Isso também pode acontecer com o hamster mas isso é mais raro, hamsters gostam de ter seu espaço e se sentem seguros nele.

TENHO CACHORRO/GATO EM CASA, QUAL É O MAIS SEGURO?

Gatos costumam se dar bem com porquinhos da índia, mas cuidado, tanto cães ou gatos podem tentar atacar, caçar ou brincar bruscamente tanto com o porquinho ou com o hamster e assim machuca-los. Deixe a gaiola do hamster em local alto ou inacessível aos demais animais e o cercado do porquinho em local seguro para evitar acidentes. Muitos cães e gatos veem porquinhos e hamsters como " irmãos ", vale apena tentar apresenta-los aos poucos.



NÃO TENHO TEMPO E ESTOU COM POUCOS RECURSOS. 
QUERO UM PET PRÁTICO E BARATO, QUAL ESCOLHER?

Hamster, sem dúvida. Porquinhos precisam de mais atenção, varrer cocôs todos os dias, dar comida a todo momento, alguns gritam pedindo atenção, água, mais comida... Porquinhos exigem mais de nós, seja atenção, manutenção ou dinheiro, afinal comem muito.

Já os hamsters demandam pouca atenção, visto que ficam bem em sua gaiola confortável com casinha, comida e água fresca. São mais baratos de se manter, o investimento maior costuma ser a gaiola que deve ser grande o suficiente para que ele possa se movimentar bastante. Fora a gaiola o hamster precisa apenas de ração, que em pote grande pode ser servida a cada 3 dias.

VEJA TAMBÉM: Seu peludo vive cavando e jogando a forração para fora da gaiola? Confira aqui 4 dicas de como diminuir essa baguncinha! :D


NA SUA EXPERIÊNCIA, QUAL VOCÊ MAIS GOSTOU?

Hamsters sírios são a minha paixão. Fofinhos, peludos, lindinhos e gorduchos, adoro conversar com eles todas as manhãs e comprar coisas fofas para suas gaiolinhas! Os meus sempre foram mansos e muito amigos!

Quanto aos porquinhos não tive tanta sorte, eles gritavam dia e noite pedindo comida, água... Se o gato passava gritavam, se o cachorro aparecia gritavam. Além disso apareciam moscas e mais moscas por mais que eu limpasse. Eles nunca param de fazer cocô, então por mais que você limpe o ambiente limpo nunca dura mais que 5 min. Apesar disso era fofo coloca-los no colo e chama-los de porco, porca, toucinho etc. Também precisam tomar vitamina C, além das verduras, legumes, ração etc. São fofos, mas dão bastante trabalho. 


A maioria das informações sobre hamsters são aplicadas também a outras espécies de hamster ou ratinhos, como topolino ou chinês.

Dúvidas? Deixe um comentário! E lembre-se: Seja qual for o bichinho ele precisará da sua atenção, cuidados e carinho! Escolha com consciência e responsabilidade!

5 comments:

  1. Muito legal a informação. Me ajudou bastante a decidir qual adotar.

    ReplyDelete
  2. Gostei das informações irei optar pelo hamister

    ReplyDelete
  3. ...obrigado pela dica. Preciso dar um pet para minha filha de presente de aniversário e agora já sei qual....moro em AP
    Kkkk....hamster.

    ReplyDelete
  4. Eu prefiro muito mais porquinhos da Índia, principalmente a raça porquinho da Índia peruano , ele são muito mais simpáticos e calmos.

    ReplyDelete