Wednesday, October 15, 2014

with 3 comments

Novos Filhotes e Agressividade em hamsters sírios

Olá amigos,

No post passado os avisei da nova ninhada, bem ela já veio e já foi quase toda, restam apenas dois filhotes, um cinza e um creme. Vejam as fotos dos meus peludinhos abaixo:



Os peludinhos da foto não ficam todos nessa gaiolinha apertada, coloquei-os aí apenas para que ficasse mais fácil tirar as fotos. Providencie sempre uma gaiola grande para que seus peludos vivam com mais conforto e menos stress.

Também gostaria de falar sobre um tema que vem me perseguindo: A suposta generalidade sobre a  agressividade dos hamsters sírios.

Nesse post falarei mais sobre os meus hamsters do que sobre os hamsters em geral. Darei o meu exemplo, sob as minhas circunstâncias.

Como todos sabem de vez em quando tenho bebês de hamster sírio para vender. Para tanto tenho alguns casais de hamster sírio. Todos os meus casais são mansos, ficam na mão e são sociáveis. Cada casal fica em uma gaiola de 3 andares, macho e fêmea, juntos.

Algumas pessoas e até parte da literatura afirma que hamsters sírios devem viver sós. Os meus não conseguem viver sós, pego um para fazer carinho e o outro já quer pular da gaiola. Devem ser primatas, nunca parei para olhar bem, na verdade.

Meus filhotes vivem a mesma situação. Quando nascem ficam com o pai e a mãe até desmamarem e quando desmamam coloco em uma gaiola só deles. Nessa gaiola da foto os coloquei apenas para a foto mesmo, pois ficariam mais juntinhos. Normalmente deixo-os em uma gaiola normal mas térrea, pois tenho receio que caiam de cabeça e se machuquem ( já aconteceu ). Não recomendo gaiolas com muitos andares para bebês muito pequenos. Se for gordo e médio ok, 3 ou 4 meses em diante.

Ocorre que algumas pessoas acreditam piamente que todo hamsters sírio é igual, no caso, agressivo. É igual achar que todo alemão é nazista, que toda baiana é bamba, que todo Zé vem do norte. Os animais tem cada um a sua personalidade e esta pode ser moldada com algumas atitudes:

SOCIABILIDADE

Meus hamsters são mansos pois são criados perto de mim, sempre foram. Pego sempre, falo com eles todos os dias ( Falo mesmo, converso, falo do dia, de como estão gordos, das novidades da feira. O que custa? Dê atenção aos seus animais, senão pra quê tê-los? ) e além disso sempre os apresentei aos meus outros animais como gato e cachorro, outros hamsters além de familiares e amigos. Hamster meu não é anti sociável, aqui isso não existe.

AMBIENTE AGRADÁVEL

Fora o trabalho com a sociabilidade também ofereço um ambiente agradável. Isso é mais importante do que vocês pensam. Pense só, você, em um kit net de 20 metros quadrados, banheiro conjugado, piso de terra, no calor do Rio de Janeiro e sem ventilador. Ah! E sem geladeira, estourando pipoca de terreiro na janela para sobreviver.

Você se sentiria bem assim? Seria uma pessoa simpática, sociável, suportável? Teria auto estima?

Ocorre o mesmo com o seu hamster ou outro animal que seja. Quanto ao hamster, se você deixa-lo em uma gaiola pequena, suja, sem alimentação adequada e absolutamente suscetível ao tempo e suas variações não terá como querer carinho e amabilidade dele. Não precisa ter luxo, mas também não precisa viver no lixo. Uma boa gaiola, uma boa comida, tudo limpo, casinha e forração adequadas e proteção contra o sol e o vento, só isso. Pare e pense, não é muito, nem é tão caro assim!

Veja mais em Quanto Custa Ter Um Hamster Sírio.

RESPEITE O MOMENTO: SONO, ACASALAMENTO, ALIMENTAÇÃO

Você gosta de ser acordado de sopetão? Se pudesse você morderia a pessoa, certo? Pois é, isso que o hamster pensa, mas ele pode morder mesmo e é isso que costuma fazer ao ser acordado do nada. Não acorde seu hamster.

O mesmo ocorre com a alimentação, respeite esse momento. Os meus hamsters são assim: Eu abro a gaiola, coloco comida no potinho e fecho a gaiola. Aí quem tava dormindo acorda, quem tava escondido aparece, quem estava cavando para e vem comer. Isso ocorre pelo fato de que por mais que já tivesse comida no pote aquela já estava com seu aroma disperso, estava, digamos, velha. A nova tem cheiro de comida fresca, e lá vamos nós ( os hamsters ) ! Não interfira nesse momento. Dar comida na mão é uma coisa, perturbar seu hamster enquanto ele come é outra.

Agora vem o maaaais legal. Imagina você lá, curtindo seu par romântico, beeeeeem agarradinho. Ai chega um vendedor de rádio de pilha e começa a te explicar porque você tem que comprar um daquele.

Vontade de matar? É pouco. Favor tirar as crianças da sala.

O mesmo ocorre com os sírios. Não os interrompa enquanto estiverem no calor do momento. Nessas horas e sob efeito de hormônios o macho fará de tudo para defender sua fêmea e seu direito de acasalar.

MANUSEIE DA FORMA CORRETA

Vamos novamente á boa e velha maneira correta de pegar seu peludo? Seguem algumas fotos:

Segurando sírio bebê

Segurando sírio filhote

Dedão na cinturinha, não se esqueça!


Costas do peludo encostadas confortavelmente na mão, dedão segurando a cinturinha. E seja feliz !

Quanto á agressividade dos sírios, uma coisa é certa: Ao adquirir um filhote da minha criação você estará adquirindo um animal manso.

CUIDADO:

  • Não deixe seu sírio cair da sua mão, ele poderá ficar agressivo e muito desconfiado.
  • Evite usar maravalha com hamsters sírios, isso causa alergia e os deixa irritados. Melhor usar areia de gato ( argila seca ).
  • Não beije seu hamster, beijos só são legais entre humanos.
  • Não aperte seu hamster, pegue-o com delicadeza.
  • Crianças só devem pegar o hamster com a mão dentro da gaiola ou em cima de um lugar fofo, assim se ele cair não se machucará.
  • Crianças somente devem brincar com hamsters sob supervisão.
  • Não coloque na mesma gaiola hamsters sírios com outros animais.

PS:

  • Evite colocar juntos hamsters comprados em pet shops diferentes, eles podem brigar até a morte.
  • Não junte hamsters adultos se não conviveram juntos desde filhote.


Alguma dúvida/sugestão? Comente !

Abraços felpudos !

3 comments:

  1. olá, ontem adquiri dois filhotes de Sirios na pet shop, dois machos que provavelmente são irmãos e dormem bem juntinhos, minha dúvida é: posso continuar deixando os dois na mesma gaiola? a minha é bem cheia de tubinhos para brincar e espaçosa, caso seja possível vou comprar mais uma rodinha e ir aumentando para que cada um tenha o seu brinquedinho. bjs!

    ReplyDelete
  2. Bom dia!!!
    Desejo adquirir filhotes de Hamster, Gerbil, Topolinos etc... Deixo aqui meu contato, sou lojista. (22) 9-8161-0774
    Abraço!

    ReplyDelete
  3. Bom dia!!!
    Desejo adquirir filhotes de Hamster, Gerbil, Topolinos etc... Deixo aqui meu contato, sou lojista. (22) 9-8161-0774
    Abraço!

    ReplyDelete